ngredientes
- 1 tablete (15 g) de fermento biológico
- 1 colher (chá) de açúcar
- 3/4 xícara (chá) de leite morno
- Cerca de 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara (chá) de mandioca cozida e espremida (250 g)
- 2 ovos
- 1/3 xícara (chá) de banha (ou margarina) amolecida
- Sal
- Margarina derretida para pincelar
modo de preparo
Dissolva o fermento com o açúcar, junte metade do leite morno e 1/2 xícara (chá) da farinha de trigo. Bata bem e deixe crescer, coberto, por uns 20 minutos. À parte, bata a mandioca com o leite restante, os ovos e a banha amolecida. Adicione a massa fermentada a essa mistura, tempere com sal a gosto e vá juntando a farinha restante até obter uma massa ligeiramente pegajosa. Com a ajuda da farinha que ainda sobrou (ou usando um pouco mais), amasse bem, até a massa ficar lisa e quase não grudar mais nas mãos.
Divida a massa em 2 partes e molde os pães no formato que desejar. Coloque-os em assadeiras untadas e enfarinhadas e pincele com margarina derretida. Deixe crescer em lugar abrigado, cobertos, até quase dobrarem de volume. Asse em forno quente (190°C), preaquecido, por 50-60 minutos ou até ficarem dourados. Retire os pães do forno e coloque para esfriar sobre uma grade.
Dica prática
Esse pão congela muito bem. Acondicione-o em saco próprio para congelamento, escreva a data de vencimento e feche bem. Conserva-se por até 3 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário